- Coleção - Considerando as características do projeto editorial pretendido, as publicações podem ser individuais/independentes ou na forma de coleção, que será composta de produtos editoriais publicados sobre um tema específico, com autores próprios, características em comum, reunidos sob o título de cada item e um título em comum, podendo ser ou não numerados. Como exemplo, temos a Coleção Fruticultura Capixaba, formada pelos livros Cadeia Produtiva do Mamão no Espírito Santo, v. 1; Cadeia Produtiva da Banana no Espírito Santo, v. 2; Cadeia Produtiva do Abacaxi no Espírito Santo, v. 3 etc.
- Série - Conjunto de itens (livros ou outros produtos editoriais), que recebem, além do título de cada item, um título coletivo, mantendo a continuidade do tema abordado nos volumes que se sucedem.
Por exemplo:
Coleção Fruticultura Capixaba
Cadeia Produtiva do Mamão no Espírito Santo - volume 1
Cadeia Produtiva da Banana no Espírito Santo - volume 2
Cadeia Produtiva da Abacaxi no Espírito Santo - volume 3 - Formato - Refere-se ao tamanho e às dimensões padronizadas para cada veículo de publicação, definidos neste manual. A escolha do formato é baseada em uma análise das características técnicas do documento e objetivos editoriais de cada publicação.
- Forma de disponibilização - Refere-se à modalidade em que as publicações são disponibilizadas ao público, ou seja, impressa ou digital. A decisão sobre a forma de disponibilização está diretamente vinculada à viabilidade financeira e ao perfil e necessidades do público-alvo, garantindo o acesso adequado à informação.
- Figuras - São consideradas figuras os gráficos, desenhos, mapas, fotografias, lâminas, organogramas, fluxogramas, retratos, entre outras, usadas para enriquecer o texto. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e identificadas com a palavra “Figura”. (ver item 5.2.3)
- Logo - Abreviação de logotipo, informalmente também chamado de logomarca, é a representação gráfica formada por palavras, letras e/ou símbolos que identifica visualmente uma empresa, instituição, produto ou marca.
- Tabelas - Organização de dados ou informações dispostas em linhas e colunas. São geralmente utilizadas para dados quantitativos, ou seja, informações predominantemente estatísticas nas quais o dado numérico se destaca como elemento central. As tabelas são abertas, ou seja, não devem ter linhas verticais nem bordas laterais fechadas.
- Os quadros são compostos de linhas verticais e horizontais e apresentam formato fechado, com moldura em torno de suas linhas e colunas. São utilizados para apresentar dados qualitativos, ou seja, informações cujo teor é descrito, e não estatístico.
- Imagens - termo usado neste manual de forma genérica para abranger diferentes tipos de elementos visuais, como figuras, tabelas e quadros.